Vibrações Mecânicas

Publicado em 13 de julho de 2017

Vibrações Mecânicas vem preencher uma lacuna na literatura didática relacionada a este tema tão importante na formação dos engenheiros, bem como de profissionais de outras áreas das ciências exatas. Inserido no contexto da dinâmica, o estudo das vibrações mecânicas é relevante não apenas do ponto de vista das aplicações práticas, mas também da formação geral dos estudantes − incluindo a associação às equações diferenciais, apresentadas aqui de modo claro e abrangente.

O conteúdo desta obra traz desde os tópicos básicos até os mais avançados, com uma abordagem moderna, respeitando um rigoroso formalismo matemático, que expressa a experiência acadêmica e profissional de seus autores. Marcelo Amorim Savi e Aline Souza de Paula, doutores em Engenharia Mecânica, apresentam um texto baseado nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), oferecendo aos estudantes e pesquisadores um material amplo e sólido, que pode ser utilizado em diversos níveis de pesquisa e aplicação.

O estudo de vibrações mecânicas é de fundamental relevância na formação de engenheiros mecânicos e civis bem como em algumas áreas da física e matemática aplicada. Nos cursos de graduação em engenharia mecânica, o tema é geralmente tratado em uma disciplina obrigatória. Já para o engenheiro formado, lidar com os problemas causados por vibrações, buscar as melhores maneiras de controlá-la e, em alguns casos, procurar aproveitá-la para beneficiar outros processos, são atividades que fazem parte do seu dia-a-dia. Ainda assim há uma carência de literatura didática que aborde este estudo de forma moderna e integrada com as outras disciplinas da engenharia mecânica. O livro de Marcelo Savi e Aline de Paula vem preencher essa lacuna.

Professor da UFRJ, Marcelo Savi é um dos mais conceituados pesquisadores da área de dinâmica e vibrações mecânicas no Brasil. Seus trabalhos acadêmicos, publicados nos veículos mais importantes da área, são reconhecidos internacionalmente pela qualidade e profundidade. Aline de Paula é uma jovem pesquisadora, Professora da UNB, que vem se destacando pelo seu trabalho em sistemas dinâmicos não lineares. Juntos, os dois autores apresentam um texto didático completo sobre vibrações mecânicas, útil não só para os cursos de graduação bem como para um estudo introdutório ao nível de pós-graduação.

Sem dúvidas, o livro de Marcelo Savi e Aline de Paula é uma bem vinda contribuição para a literatura didática da área de vibrações mecânicas. Sua abordagem moderna, porém empregando um formalismo matemático rigoroso,  irá contribuir para dar uma formação mais sólida aos estudantes que utilizarem este novo volume como livro texto.

Arthur Martins Barbosa Braga
Professor, PUC/Rio