Gustavo Rabello dos Anjos

Publicado em 13 de novembro de 2017

Endereço profissional:

COPPE/UFRJ – G210

G. A. nasceu no Rio de Janeiro em 1980. Recebeu em 2005 o diploma de graduação em engenharia mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 2007 obteve o grau de mestre em engenharia metalúrgica e de materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Em 2012 recebeu o título de doutor pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suiça, com financiamento pela Swiss National Science Foundation (SNSF), no renomado Heat and Mass Transfer Laboratory (LTCM), dirigido pelo Prof. John R. Thome. Desenvolveu pesquisa na área de modelagem de escoamentos bifásicos com transferência de calor e massa. Foi indicado aos prêmios de melhor tese de doutorado na engenharia mecânica e melhor tese de doutorado na EPFL em 2012. Em 2012-2013 foi pós-doutorando do departamento de engenharia nuclear (NSE) no Massachussetts Institute of Technology (MIT) no projeto Consortium for Advanced Simulation of Light Water Reactors (CASL). Em 2013 voltou ao Brasil através de projeto CAPES – Ciências sem Fronteiras e bolsa de Atração de Jovens Talentos. Atualmente é professor adjunto da COPPE/UFRJ no Departamento de Engenharia Mecânica. É também diretor-tesoureiro da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). Sua área de interesse abrange escoamentos multifásicos laminares e turbulentos, transferência de calor e massa e dinâmica de fluidos computacional.