Ritmos da Natureza

Publicado em 13 de julho de 2017

O esplendor e força da natureza são expressos através de beleza e perfeição. Uma forma de compreender a natureza é através da perspectiva dinâmica onde existem forças que acoplam todo o universo e suas interações resultam em uma manifestação chamada ritmo. Nessa perspectiva, a natureza é composta de elementos essenciais que estão conectados com intensidade e aspectos diferentes, sendo fundamentalmente não-lineares. Ordem, caos, aleatoriedade, sincronização e complexidade são algumas das manifestações que decorrem dessa perspectiva. Este livro apresenta uma explicação de vários aspectos da dinâmica não-linear, traçando um paralelo com os ritmos da natureza. Discutem-se conceitos em um nível acessível ao não especialista, mostrando situações da vida cotidiana.

http://www.e-papers.com.br/produtos.asp?codigo_produto=2506&promo=0

 

Marcelo Savi se propôs um duplo desafio neste livro. O autor apresenta os fundamentos da dinâmica não linear usando uma linguagem acessível ao não especialista e, simultaneamente, mostra ao leitor como uma ampla gama de situações, tanto no quotidiano da vida humana como na beleza e perfeição da natureza, pode ser entendida à luz de tais fundamentos.

Inspirados por este livro, é possível que nos maravilhemos com a natureza e seus ritmos, as montanhas e suas ondulações, as ondas do mar e sua criatividade; com o correr de um rio ou com as nuvens e suas infinitas formas; com o céu e a imensidão do firmamento. Neste ponto o autor exclama: “Diante de tanto esplendor, qualquer descrição é imprópria, inadequada”. Reconhecendo o esplendor da criação, convido o leitor a se aventurar nas páginas do livro e, nas palavras do autor, “a pensar em uma perspectiva dinâmica, avaliando alguns ritmos da natureza…”

Luis Antonio Aguirre
Professor, UFMG

 

Gostaria de parabenizar Marcelo Savi pela publicação desta monografia sobre fenômenos globais influenciados pela dinâmica não-linear. O Professor Savi é um colaborador de muitos anos na área de materiais e estruturas inteligentes e seu intelecto aguçado tem feito dele uma das maiores autoridades mundiais em dinâmica não-linear de materiais inteligentes.

Espero que as novas gerações de cientistas e engenheiros estudem e aprendam a partir de seu trabalho, seguindo seu exemplo de fazer a diferença na própria comunidade, no país e internacionalmente.

Dimitris C. Lagoudas
Distinguished Professor, Texas A&M University